TonyFoi ao som do reggae do cantor carioca Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra, que o carnaval de Jaboatão dos Guararapes chegou ao fim. O show, realizado no polo Jaboatão Centro, na noite da última terça-feira (05/03), contou com a agitação de milhares de foliões. A mistura de ritmos marcou os quatro cantos do município. No palco Prazeres, o frevo de Nonô Germano, o forró de Léo Magalhães & Banda Santropê e a batucada do grupo Patusco animaram o público presente.

Em cavaleiro, a estrutura armada nas proximidades da estação de metrô do bairro, garantiu a festa da família. “Jaboatão se consolida como o terceiro grande polo de Pernambuco, ao lado do Recife e Olinda. Esse carnaval foi marcado pela multiculturalidade, onde grandes nomes da música brasileira participaram, a exemplo do samba de raiz do cantor Dudu Nobre e da mensagem de respeito, tolerância, amizade e respeito às diversas de Toni Garrido. É a reafirmação dos nossos valores”, destacou o secretário executivo da Cultura e Patrimônio Histórico do município, Isaac Luna.

Já para Karla Menezes, gestora da pasta de Políticas Sociais Integradas, o saldo dos quatro dias de festa de momo foi positivo. “Ampliamos o carnaval em relação ao ano passado, com mais polos, onde tivemos uma grande adesão da população, já que conseguimos fazer uma mesclagem de artistas locais com nacionais, em uma parceria importante com o Governo do Estado, visando trazer alternativas culturais para a população jaboatanense”, ressaltou.

ESTRUTURA

Os visitantes que frequentaram o carnaval de Jaboatão dos Guararapes puderam se divertir com tranquilidade. Isso foi possível devido ao forte esquema de segurança armado pelo 6º Batalhão da Policia Militar de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com o efetivo da Guarda Municipal. Viaturas, motocicletas e a atuação dos agentes policiais  garantiram a segurança dos presentes nos cinco polos descentralizados instalados nos bairros de Prazeres, Jaboatão Centro, Zumbi do Pacheco, Cavaleiro e o Alternativo, no Viaduto Prefeito Geraldo Melo, na Regional Guararapes.

No quesito saúde, a festividade foi bem representada. Além do consultório médico armado nos principais pontos de animação, que dispuseram de uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma ambulância ficou de prontidão. O Corpo de Bombeiros também garantiu o bem-estar dos foliões. Também foram distribuídos preservativos aos presentes.

20 educadores sociais atuaram durante os quatro dias dos festejos de momo, das 17h às 23h, nos polos de Jaboatão Centro e Prazeres (Rua Santo Elias), sensibilizando comerciantes e população com objetivo de prevenir situações de violação de direitos de crianças e adolescentes, como venda de bebidas alcoólicas para menores e trabalho infantil. Foram distribuídos materiais com informações dos conselhos tutelares mais próximos, delegacias e o Disque Denúncia Nacional (100).

Fonte: PMJ.