Em comemoração ao aniversário de Jaboatão dos Guararapes, em 4 de maio, o Shopping Guararapes, em parceria com a Prefeitura da Cidade, o Instituto Histórico de Jaboatão e a Fundaj, preparou uma exposição exclusiva. Até 4 de junho o mall recebe fotos, documentos e objetos históricos que contam sobre a formação da cidade. A entrada é gratuita.

A exposição A PÁTRIA NASCEU AQUI conta com a curadoria de James Davidson, pesquisador do Instituto Histórico de Jaboatão, professor e autor do blog Jaboatão dos Guararapes Redescoberto e do livro Memórias Destruídas. Nascida nos engenhos, a cidade traz em seu começo riquezas históricas imensuráveis. Como as batalhas entre pernambucanos e holandeses da Insurreição Pernambucana, que colocou Jaboatão na história como o município da Integração Nacional e Berço da Pátria.

Na mostra será possível ver um pouco desse enredo que inicia no século XVI, começando com a Era dos Engenhos, a Batalha dos Guararapes, passando pela Jaboatão de ontem – início da urbanização, até chegar a Jaboatão de hoje. O objetivo é disseminar a história da cidade através dos objetos, figurinos e documentos, como a partitura, vinil e batuta do Padre Cromácio Leão; a primeira bandeira de Jaboatão; o purgador onde era refinado o açúcar (o açúcar branco naquela época era mais valorizado); a 1ª edição do Jaboatão Jornal; e um livro de registros da comarca Tabelião Martins que contém cartas de alforria. Além de fotos das famílias que viviam no engenho, mostrando seus hábitos e roupas usadas naquela época.

Durante toda a exposição haverá visitas guiadas com monitores orientados para atender e dar explicações ao público. Também é possível agendar atendimentos para escolas através do telefone 2122.2211.

IHJ – O Instituto foi fundado maio de 1973 por Van-Hoerven Ferreira Veloso, Eliezer Figueiroa, Orlando Breno de Araújo, Valdomiro Vieira de Albuquerque, Noé de Paula Ramos, José Alves de Souza e Jackson Vieira de Melo. Hoje, é considerado uma entidade civil, sem fins lucrativos a serviço do povo jaboatanense.