Aboio – Toada Ligeira para Surubim

De 13 a 19 de março, o Sesc Piedade promove espetáculos em polos descentralizados da cidade. Todas as peças têm acesso gratuito

A partir deste domingo (13), o Sesc Piedade movimenta uma semana de programação teatral gratuita. São nove apresentações de espetáculos, até o dia 19 de março, em pontos descentralizados na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Os palcos ficam localizados no Teatro Samuel Campelo, no Colégio Divino Mestre, na própria unidade do Serviço Social do Comércio e na Praça do Viaduto de Prazeres. A iniciativa ocorre em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, ambos comemorados em 27 de março.

A abertura fica sob o comando do Grupo Proscênio, que apresenta na Praça do Viaduto de Prazeres, às 16h, a peça “Aboio – Toada Ligeira para Surubim” neste domingo. A encenação, que tem classificação livre e conta com a direção de André Chaves e dramaturgia de Alexsandro Silva, traz a história do vaqueiro Zito pelos caminhos em busca do Boi Surubim. A duração é de 60 minutos.

No dia 14, os alunos do Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Piedade apresentam na unidade “Curral Grande”. A trama narra a vida da população do Sertão do Ceará durante a seca de 1932. Retirantes migravam para a capital em uma jornada de sobrevivência, enquanto as famílias com maior poder aquisitivo comemoravam o Carnaval em Fortaleza.

Já na terça-feira (15), o Teatro Samuel Campelo, recém-inaugurado, recebe às 16h o espetáculo infantil “Haru – A Primavera do Aprendiz” com o mágico pernambucano Rapha Santacruz. No enredo, ele busca o reconhecimento e orientação de um sábio mestre para aperfeiçoar os seus dons ilusionistas. A peça fala do tempo que não se mede com os ponteiros do relógio.

Durante a semana, o público poderá conferir ainda “Caliban” (15), “Angelicus Prostitutos” (16), “Bote a mão que ainda tá quentinha” e a “Homenagem ao Malandro” (17). Nos dois últimos dias da semana teatral, a programação traz o Grupo Engenho de Teatro, com “Luzia no Caminho das Águas”, e a Companhia Meias Palavras, com “As Travessuras de Mané Gostoso”. Os espetáculos podem ser conferidos na sexta-feira (18), ambos às 16h.

O encerramento (19) acontece com a peça ”Sebastiana e Severina”, do Teatro Kamikaze. O enredo traz duas rendeiras que sonham em encontrar um príncipe encantado para casar. A chegada de Chico à cidade desperta o interesse delas. O destino faz as moças descobrirem o valor da amizade. A encenação entra em cartaz às 16h, no Teatro Samuel Campelo. A classificação etária é de 8 anos.

A distribuição de senhas de acesso é realizada uma hora antes do início de cada peça e a programação pode ser conferida no site www.sescpe.com.br.

Serviço:
Semana do Teatro – Sesc Piedade
De 13 a 19 de março
Locais: Sesc Piedade, Teatro Samuel Campelo e o Colégio Divino Mestre
Entrada gratuita

Programação:

Dia: 13/03 (domingo)
Aboio – Toada Ligeira para Surubim – Grupo Proscênio
Local e horário: Praça do Viaduto de Prazeres, 16h.

Dia: 14/03 (segunda)
Curral Grande – Grupo do Curso de Interpretação para Teatro – Sesc Piedade
Local e horário: Sesc Piedade, 19h30

Dia: 15/03 (terça)
Haru – A Primavera do aprendiz
Local e horário: Teatro Samuel Campelo,16h

Dia: 15/03 (terça)
Caliban – Companhia Fiandeiros de Teatro
Local e horário: Sesc Piedade, 19h30

Dia: 16/03 (quarta)
“Angelicus Prostitutus” – Grupo Matraca
Local e horário: Teatro Samuel Campelo, 19h30

Dia: 17/03 (quinta)
“Bote a mão que ainda tá quentinha” – Grupo Teatral o Tempo Não Para
Local e horário: Sesc Piedade, 15h

Dia: 17/03 (quinta)
Homenagem ao Malandro – Grupo do Curso de Interpretação para Teatro – Sesc Piedade
Local e horário: Teatro Samuel Campelo, 19h30

Dia: 18/03 (sexta)
Luzia no Caminho das Águas – Grupo Engenho de Teatro
Local e horário: Teatro Colégio Divino Mestre, 16h

Dia: 18/03 (sexta)
As Travessuras de Mané Gostoso – Cia Meias Palavras. Recife-PE
Local e horário: Teatro Samuel Campelo, 16h

Dia: 19/03 (sábado)
Sebastiana e Severina -Teatro Kamikaze. Recife-PE
Local e horário: Teatro Samuel Campelo, 16h