Quem passar pelo Terminal Integrado de Passageiros de Cajueiro Seco, em Jaboatão, nesta sexta-feira (31), terá acesso, no horário de 8h às 12h, a uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose realizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Além de conversas com os passageiros, as pessoas que apresentarem sintomas poderão fazer o exame de escarro para detectar a doença.

No ano de 2016, o município de Jaboatão dos Guararapes detectou 315 casos de tuberculose, sendo 14 casos de coinfecção de tuberculose/HIV. Em Pernambuco, anualmente são registrados 4,5 mil novos casos, com uma média de 350 mortes.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Pessoas que apresentam tosse por mais de duas semanas devem procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência para realizar uma avaliação clinica e a coleta do exame para diagnóstico.