palco-31

Tudo pronto para o Réveillon de Jaboatão

Principal atração da noite será a Banda brasiliense Capital Inicial. Palco está sendo armado no Mercado dos Peixes, em Candeias

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza mais uma grande festa democrática de seu Réveillon. É que o Governo Municipal divulgou as atrações que animarão a noite da virada (31/12). Ao todo, serão entre 12 e 15 minutos de queima de fogos de artifício, começando pontualmente a partir da zero hora. O polo será armado novamente na Praia de Candeias, na altura do Mercado dos Peixes, onde serão instalados os camarotes oficiais.

Um quantitativo de 25 agentes municipais estará na localidade para garantir a fluidez do trânsito.  A partir das 18h do dia 31, serão interditadas as ruas Aniceto Varejão, Jangadeiro, João Fragoso de Medeiros e Aníbal Varejão. As vias serão liberadas às 5h do dia 1º. 

Mais de 30 comerciantes foram cadastrados para atuar na localidade. Os ambulantes receberão capacitação de técnicos da vigilância sanitária do município sobre o correto manuseio dos alimentos e questões de higiene.

Pontos de saúde serão instalados e garantirão os serviços de urgência e emergência. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atenderão a população caso haja algum incidente. Além disso, três ambulâncias ficarão de plantão na festa.

ATRAÇÕES – A primeira atração da noite será a Barca Maluka. O grupo pernambucano é voltado para o público infantil e conta em sua formação com integrantes fantasiados de bichinhos de pelúcia.  Após a apresentação, a Banda de Forró Santa Dose se apresenta. O grande destaque desta edição será a banda de rock brasiliense Capital Inicial, que será responsável por comandar a grande virada. Depois disso, sobem ao palco a Musa do Calypso e a Orquestra de Frevo de Jaboatão, respectivamente.

“Queremos consolidar o município de Jaboatão como uma das maiores festas do Estado, atraindo turistas para a cidade, incrementando o setor hoteleiro jaboatanense”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim.  A expectativa é que aproximadamente 250 mil pessoas compareçam ao local.

O palco principal terá um espaço de 14m de largura por 12m de comprimento e 7m de altura. Segundo informações da ABPA Produções, empresa responsável pela montagem, aproximadamente 25 homens trabalham para levantar a estrutura.  Dentro de uma área de 1 km e meio, a população contará com aproximadamente 80 banheiros químicos.

Iluminação

A Gerência de Iluminação Pública está fazendo uma requalificação das lâmpadas da orla, com a substituição de luminárias de vapor de sódio por metálico, mais moderna e econômica. Um total de 70 unidades estão sendo instaladas. Além disso, refletores de 1.000w de potência irão reforçar a estrutura da festa.

INSTALAÇÃO DE TOLDOS 

Não será permitida a instalação de toldos na faixa de areia na orla de Candeias durante a noite da virada. A mesma medida será tomada para a colocação de mesas e cadeiras. A fiscalização ficará a cargo da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRTU), que contará com 100 agentes fiscalizadores no dia da festa. As pessoas que forem identificadas cometendo irregularidade pagarão multa e terão o material recolhido.   

Camarotes 

Estão sendo oferecidos 20 camarotes. As unidades estão sendo vendidas por R$ 2 mil. Cada espaço terá a capacidade de comportar 20 pessoas e estará situado ao lado do calçadão, próximo ao palco.

Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Antônio Ferreira Campos, nº 2718, em Candeias. Mais informações pelo número 3468-5511.

Segurança

25 guardas municipais irão se somar à atuação das Polícias Militar e Civil do Estado, responsáveis pela segurança do evento.  Além disso, seguranças particulares ficarão responsáveis por garantir o bem estar das pessoas nos camarotes oficiais.

Para garantir ainda mais o conforto da população que irá comparecer ao palco armado nas proximidades do Mercado do Peixe, em Candeias, uma delegacia móvel está sendo instalada. Ela contará com delegado, escrivão e agentes penitenciários. A estrutura também contará com viaturas e motocicletas.

Limpeza 

No primeiro dia de 2013 um mutirão da limpeza urbana tomará conta da orla jaboatanense. O serviço de varrição contará com um quantitativo de 75 pessoas que atuarão em horários alternados.

Convênio dos Táxis 

A partir das 06h da próxima segunda-feira (31/12) até ás 06h da quarta-feira (02/01), fica liberada a circulação e operação de táxis nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife.  É que recentemente foi assinado um convênio entre as três cidades permitindo a ação, que já aconteceu em eventos anteriores, a exemplo do carnaval.

A medida permitirá que aproximadamente 7.600 veículos circulem nos municípios vizinhos, já que as frotas de Jaboatão (800), Olinda (700) e Recife (6.100) juntas chegam a esse quantitativo de táxis.

PROGRAMAÇÃO

19h – Missa Ecumênica com a presença do Prefeito de Jaboatão Edir Pinto Peres

Celebração do Monsenhor Paulo Sérgio Vieira Leite – Vigário Episcopal do Recife Sul 2

20h – Barca Maluca (Atração Infantil)

22h00 – Banda Santa Dose (Forró)

23h40 – Capital Inicial

1h30 – Musa do Calypso

3h – Orquestra de Frevo de Jaboatão

Foto de Marcelo Ferreira da estrutura do palco principal e dos camarotes.