Rua Kleber de Andrade

Desde o ano passado, moradores do bairro de Candeias têm procurado o blog para conseguir esclarecimentos a respeito do convenio firmado entre o governo federal e a prefeitura de Jaboatão, publicado no Diário Oficial, sobre a pavimentação e drenagem das ruas Antônio Carlos Sarzar, Kléber de Andrade e Químico Antônio Victor, como vocês podem ver na imagem abaixo;

diario oficial

Acesse o link desta imagem

Apesar do valor do convênio girar em torno dos R$ 987.600,00, e da contrapartida oferecida pela prefeitura ter sido de R$ 405.389,14 – segundo o Portal da Transparência do próprio governo federal – o blog pesquisou a fundo e esclarece que a Caixa Econômica ainda não liberou nenhuma quantia para a execução da obra.

Muitos moradores, principalmente da rua Kleber de Andrade, nos procuraram e até o momento sem ter esta resposta, alguns comentavam; “A prefeitura comeu o dinheiro do convênio e não calçou a nossa rua”.

Infelizmente, o governo da presidente Dilma, firmou a parceria, mas não deu um centavo para início e execução das obras.

convenio federal

Acesse o link desta imagem

A cidade de Jaboatão tem 96 convênios em execução ou que terão as obras iniciadas. Ao todo, eles envolvem recursos que chegam a 300 milhões. A parceria com o governo federal e estadual possibilita a execução de obras de grande porte, como foi o caso da engorda da orla do município.

Apesar disso, problemas relativos a repasses de valores de convênios têm atrasado ações importantes no município nas áreas de áreas de saúde, educação, esportes, assistência e infraestrutura, como foi avaliado pela gestão em reunião no mês de janeiro deste ano.

Portal da Transparência –  Para ter acesso a dados sobre o repasse de quantias relativas a convênios com o governo federal, o cidadão pode acessar o site do Portal da Transparencia – iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Espero nesta matéria, ter esclarecido a dúvida dos moradores e seria interessante até a própria prefeitura manter contato com esses moradores para esclarecer algo tão simples, mas que gera muita dúvida e desconfiança dos moradores.

Imagem: Google