Quase todos os dias, os jornais noticiam mulheres vítimas de violência que muitas vezes culminam em feminicídio.

Segundo estatísticas, no ano de 2017, a SDS informou que a cada 17 minutos uma mulher é agredida em Pernambuco. Infelizmente em Jaboatão não é diferente, a cidade fica em segundo lugar neste quesito. Esses números poderiam ser bem menores se maior parte da população soubesse que existe uma central nacional especializada em denúncias para este tipo de crime.

Diante da falta de conhecimento de grande parte da população sobre este serviço, o vereador Marlus Costa apresentou o projeto de lei N° 52/2018, que trata sobre a ampla divulgação do ligue 180 através de afixação de placas informando o serviço em vários estabelecimentos comerciais como motéis, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, pensões e outros. O projeto entra em votação neste mês da mulher.

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas, desde 2005.

Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.