Assinado durante a pandemia, Paulo Câmara em artigo desautoriza os cidadãos à praticarem exercícios físicos na orla das praias. Medida vale para os municípios, incluindo Jaboatão dos Guararapes.

Por Sabbahana Cavalcanti // Assessoria Marlus Costa

A prática regular de atividade física é um dos motores para o bem-estar físico e mental, sobretudo em tempos de pandemia. Entretanto, a população pernambucana, sobretudo a jaboatonense, está sendo proibida de manter a sua saúde em dia. Essa realidade foi vista pelo vereador Marlus Costa,na noite desta quinta-feira,enquanto percorria a Bernardo Vieira de Melo, uma das principais avenidas do bairro de Candeias,em Jaboatão dos Guararapes. O parlamentar se deparou com uma cena que chamou a sua atenção: Vários cidadãos praticando atividade física em meio ao trânsito de veículos.

Apesar de terem possibilidade de utilizarem o calçadão, a população está proibida de usufruí-lo,desde o dia 06 de abril. O impedimento está no artigo 5, do decreto 48.903, que prevê medidas restritivas adicionais por conta do coronavírus, e que foi chancelado pelo governador Paulo Câmara. Após 1 mês e 23 dias, Câmara anunciou o fim da quarentena em PE, sem prorrogação, desde o dia 29 de maio. Contudo manteve o bloqueio ao acesso às praias e consequentente ao calçadão. Uma atitude desconsiderável por parte do governador do estado, segundo o vereador Marlus Costa.

Vereador Marlus Costa se posicionando sobre a inflexibilidade do decreto

Colocando-se no lugar dessas pessoas, Marlus gravou um vídeo e publicou nas suas redes sociais relatando essa situação incômoda que coloca a vida dos cidadãos em risco. Em um trecho de sua fala, ele defendeu: “Várias pessoas de mais idade inclusive estão praticando os exercícios. Então tá na hora do governador alterar esse decreto possibilitando que essas pessoas pelo menos pratiquem o exercício físico, que elas possam realizar as atividades no calçadão. As pessoas estão deixando de praticar os exercícios onde é lugar seguro, no calçadão, pra dividir-se com os veículos e isso correndo até risco, de repente causar um acidente. Tá na hora do governador editar esse decreto”, enfatizou.

Logo após a publicação, inúmeros comentários foram publicados abaixo do vídeo, apoiando a iniciativa do vereador. A usuária Paulina Neres comentou: “As pessoas podendo fazer sua caminhada e se exercitar no calçadão ficam se arriscando. Parabéns Marlus Costa”. Outra seguidora do parlamentar também sua determinação.”É como nordestino fala, quem tem boca vai à Roma. Isso aí Marlus Costa”.

Comentários publicados na postagem do vídeo do vereador