Uma decepção para muitos petitas jaboatonense. O PT não lançará mais candidato a Prefeito em Jaboatão. A carta encaminhada pelo ex-pré-candidato a prefeito, Robson Leite, ao presidente Hamilton Alexandre , explica de fato, o motivo que vereador desistiu da disputa.

O fato é que muitos pré candidatos a vereador, se filiaram ao PT acreditando que com uma disputa majoritária, o partido com toda certeza teria condições de fazer no mínimo 3 vereadores, sendo uma já garantida ao atual vereador Ricardo Valois (PT), que teve 2.934 votos na última eleição. Com o recuo do PT, a história mudou, pois a tendência é a reeleição dos dois atuais vereadores fazendo com que os demais candidatos sirvam apenas como famosas “Caldas” para ajudar a legenda petista, será um problema a ser administrado pelos líderes do partido no município. 

A carta na íntegra foi coletada do blog do Roberto Santos.

AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE JABOATÃO DOS GUARARAPES.
ATT: HAMILTON ALEXANDRE – Presidente.

Caros amigos, companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores, é sabido por todos, que a cerca de um ano venho cultivando a minha vontade e a vontade de alguns companheiros do PT de Jaboatão, de que o partido apresente nas próximas eleições municipais um candidato a prefeito de Jaboatão. No inicio acreditávamos que o companheiro André Campos aceitaria o desafio, já que havia sido o segundo colocado na eleição majoritária de 2008, porém, devido o mesmo ter assumido compromissos com o partido o qual considerou que seria importante a sua colaboração na administração do Recife junto ao prefeito João da Costa. André decidiu por não disputar a prefeitura de Jaboatão.
Firme na idéia de que o PT poderia fazer a diferença nas eleições municipais deste ano, decidi iniciar uma discussão com a sociedade Jaboatonensse, visando tentar viabilizar uma possível candidatura nossa ao cargo de Prefeito de Jaboatão. Visitamos todas as comunidades de Jaboatão e nestas visitas não perdermos a oportunidade de falarmos do MODO PETISTA DE GOVERNAR, realizamos encontros com diversos seguimentos da sociedade onde recebemos propostas e sugestões de melhorias nos bairros, propostas estas, que foram consideradas para apresentar a sociedade em nosso plano de governo, caso conseguíssemos viabilizar nossa candidatura a prefeito do município. No entanto o nosso partido não dispõe no momento, de nos garantir as condições mínimas de investir em uma Candidatura Majoritária em Jaboatão. Devido o PT esta vivendo um processo interno de eleição (Prévias), para escolha do candidato que disputará as eleições municipais do Recife, e esse processo eleitoral vivido pelo PT Recife, tem tomado o tempo dos nossos maiores lideres, que na tentativa de construir a unidade na cidade do Recife, (infelizmente, e sei que contra as suas vontades pessoais), deixa de dispensar uma maior atenção a nossa Pré-candidatura, dificultando muito as nossas articulações políticas com outros partidos em termos majoritário e nos deixando sem muitas expectativas em termo estruturais para as candidaturas proporcionais da nossa chapa de vereadores.
Gostaria aqui de salientar que concordo com a atitude tomada pelo PT estadual, assim como por todas as lideranças do nosso partido, no sentido de garantir a Reeleição de um Prefeito Petista na nossa capital, por ser a cidade do Recife apresentada por todos nós como o modelo de gestão que pretendemos levar as cidades em que o PT deseja governar, e por isso deve sim, ser prioridade de todos os petistas em garantir o nosso modelo de gestão por mais quatro anos no Recife. Porém, já que dependeríamos de um envolvimento maior nas eleições de Jaboatão, acreditamos que não teremos condições de esperar que se resolvam as questões de Recife para então podermos receber a atenção que desejamos, considerando que a escolha do candidato do Recife só acontecerá em maio, um mês antes das convenções municipais, ficando assim impossível em trinta dias, por mais boa vontade que tenham os nossos ilustres companheiros reverter esta situação adversa a qual nos encontramos.
Sendo assim declino aqui, não da vontade, mais da possibilidade de ser Candidato a Prefeito de Jaboatão nas eleições municipais deste ano, restando-me apenas a opção de disputar a reeleição para vereador. Reafirmo aqui, que não pretendo disputar as eleições como candidato a Prefeito ou Vice Prefeito, disputarei sim a eleição como vereador em respeito aos eleitores que votaram em mim e que me elegeram o vereador mais votado do PT de Jaboatão nas eleições de 2008. Não obstante o regimento interno do nosso partido garantir a nossa candidatura como vereador, tenho a legitimidade de disputar as eleições com tal, dadas também pelos quase 1000 (mil) filiados e diversas lideranças que subscreverão o nosso manifesto de candidatura que será apresentado ao povo de Jaboatão e ao Diretório Municipal do PT, no nosso encontro municipal do Partido que será realizado em breve. Por fim, agradeço a todos e a todas as pessoas que nos incentivaram durante nossa Pré-candidatura e que certamente entenderam que seria inviável disputar um eleição para prefeito sem deter as mínimas condições estruturais de campanha que pudesse garantir a equidade exigida em uma disputa majoritária. “Adio aqui meu sonho e o sonho de muitos de ver o PT governar Jaboatão, e entrego a Deus e ao destino esta vontade”. A Luta Continua!

Jaboatão dos Guararapes 10 de Abril de 2012
Vereador Robson Leite PT