Obrasa

Com a conclusão das obras prevista para dezembro deste ano, os transtornos causados pelas chuvas serão minimizados em Guararapes

Para mudar a realidade dos moradores de Guararapes, que há muitos anos vêm sofrendo com os  alagamentos  e os transtornos ocasionados nos períodos chuvosos, a  Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem trabalhado desde 2012 na execução do revestimento de dois importantes canais  do município, o do Rio das Velhas e o da Garapeira. Além disso, cada canal receberá uma via beira canal, que melhorará a mobilidade e facilitará os serviços de limpeza.

Com um maquinário moderno e muitos homens trabalhando, as obras seguem em ritmo acelerado.  Nos entornos do canal da Garapeira, que tem a extensão total de 2.700 metros, dos quais 750 já foram totalmente revestidos,  estão sendo desapropriados oito imóveis para que as obras cheguem até a Rua da Prata.

O canal do Rio das Velhas, que mede 1.800 metros, tem início na BR 101 e atravessa a Rua da Prata e a Av. Guararapes.  Deste total, 530 metros  já estão totalmente prontos. O valor  das obras dos dois canais somam R$ 14 milhões de reais e a previsão de entrega dos dois canais revestidos é para o dia 30 de dezembro deste ano.

De acordo com o secretário de Pavimentação e Drenagem, Roberto Rocha, a iminente conclusão das obras vai beneficiar  diretamente os moradores da Regional  07 (Guararapes), já que quando chovia as pessoas tinham suas casas alagadas e perdiam móveis e eletrodomésticos. ” Com os revestimentos dos Canais do Rio das Velhas e da Garapeira concluídos,  haverá uma melhora substancial na questão das inundações, pois o objetivo destes revestimentos é melhorar o escoamento da água da chuva. Além disso,  o acesso às vias pavimentadas também será melhorado”, concluiu o secretário.