Com os festejos do Carnaval cada vez mais intensos, a população jaboatanense deve ficar atenta com o abre e fecha dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. Durante os quatro dias de folia, não haverá expediente nos órgãos de administração direta e indireta do governo municipal. Na quinta-feira (19/02), todos os serviços voltam a funcionar, das 8h às 14h.

Este ano, mesmo com o cancelamento do Carnaval do município, a Prefeitura oferece apoio institucional para o desfile dos blocos e agremiações que saem todos os anos. São cerca de 60 blocos inscritos na Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico e que terão algum tipo de suporte institucional: uma ambulância ficará disponível para eventuais socorros imediatos e encaminhados para a UPA mais próxima. A secretaria também fez encaminhamentos para o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

O QUE ABRE E FECHA

Mercados Públicos –  Os mercados públicos das Mangueiras, Jaboatão e Prazeres irão fechar na terça-feira (18). Os mercados de Cavaleiro, Jardim Jordão, Curado e Marcos Freire funcionarão todos os dias normalmente, no horário de 8h às 17h. Nos mercados, a população encontra comércio de frutas e verduras, cereais, confecção, lanches, artigos de época (Carnaval, São João, Natal , etc), serviços (xerox, impressão), acessórios, carnes, entre outros.

Camelódromo – O Camelódromo funcionará normalmente, de 8h às 17h. Nele, a população encontra comércio de confecções, conserto de sapatos e bolsas, venda de sapatos e bares, entre outros.

Escolas – Todas as escolas municipais estarão fechadas durante, retomando as atividades na quinta-feira (19).

Conselhos Tutelares – Estarão de plantão nas Regionais Praias (6) e Prazeres (5) para atendimentos, desta sexta-feira (13/02) até a quarta-feira de cinzas (18/02). O objetivo é garantir que os casos de abusos possam ser denunciados. Qualquer dúvida, pode-se ligar para as sedes dos Conselhos: Prazeres: 9141.7811/9389-8489; e Praias: 9372.2796/9389-9927.

Mulher – Os contatos para denúncia de agressão contra a mulher serão mantidos em funcionamento: o Atendimento à Mulher – 180; e a Delegacia Especializada da Mulher – 3184.3444/3184.3445. O Centro de Referência da Mulher – Maristela Just estará fechado.

Saúde – Unidades Básicas de Saúde e as  Policlínicas  não funcionarão durante o Carnaval. Em caso de emergências, ligar para o SAMU ou procurar as UPAs do território jaboatanense, seja a municipal ou as estaduais.

Trânsito – Durante o Carnaval, os agentes de Trânsito realizarão o monitoramento do trânsito pela cidade.

Iluminação
 – A Superintendência de Manutenção Urbana realizará plantão diurno de manutenção da iluminação pública do sábado (14) à terça (17).
Limpeza – A Secretaria Executiva de Serviços Urbanos realizará a limpeza de toda a cidade durante os festejos de Carnaval. Com exceção do domingo (15) e da terça-feira (17) – a terça é feriado.

Segurança – Guarda Municipal e Anjos da Guarda funcionarão de forma intensificada, com rondas preventivas nas sete Regionais administrativas da cidade e funcionamento em dois pólos da operação Anjos da Guarda: na igrejinha e no Hotel Barramares. Operação Sossego e Espaço Cidadão irão funcionar todos os dias dos festejos pelo 0800-281-2099 .