Na tarde do dia 14 um motoqueiro foi surpreendido por uma linha de cerol, quando estava trafegando pela BR 101, próximo ao bairro do Ibura. Deco Nascimento é o nome da vítima que postou o relato em sua rede social contando que quando sentiu algo em seu rosto, reagiu puxando a com mão a linha. Com o movimento, o motoqueiro acabou com o dedo ferido. No vídeo ele faz um apelo aos moradores da área e a todos os demais que não usem linha com cerol para empinar pipa.

Em contato com a nossa equipe o motoqueiro, pede que seja realizado atividades de conscientização já que as leis existem. “Infelizmente as pessoas precisam ainda aprender a seguir as leis existentes, que seja feito uma conscientização no estado para que não aconteçam novos acidentes como este” contou Deco Nascimento que lamentou ter de ficar afastado de suas atividades por alguns dias devido ao ferimento.

Em Pernambuco há a lei estadual 11931 de janeiro de 2001 que proibiu o uso em todo o estado de cerol ou qualquer produto industrializado nacional ou importado semelhante que possa ser aplicado nos fios ou linhas utilizados para manusear pipas ou papagaios a lei prevê multa aplicado ao infrator, que se menor de idade é transferida ao responsável, e dobrada em caso de reincidência. Segunda lei a Secretária de Defesa Social é o órgão responsável pela fiscalização e pela aplicação das multas.

De acordo com Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), os acidentes com cerol aumentam em 70% durante o período de férias.