Catamarã unidade de saúde

O leitor do blog e morador Jefferson Bittencourt, entrou em contato com o blog para reclamar sobre a impossibilidade do seu atendimento no Posto de Saúde do Catamarã, localizado na Rua Caracol, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. Ele contou ao blog que esteve na unidade na semana passada e precisou de atendimento, porém o mesmo foi negado. Confira abaixo;

Hoje pela manhã precisei utilizar deste serviço público, no entanto de acordo com informações da agente de saúde a mesma me informou que não tem cobertura para as famílias que moram nos condomínios A, B, C D, e sim só para as crianças até 12 anos podem se consultar. Entretanto, segundo ela o pessoal do conjunto Catamarã conseguiu serem atendidos depois de um baixa assinado que fizeram. 

Entramos em contato com a prefeitura de Jaboatão, para que a mesma esclarecesse o fato.

A prefeitura em nota disse que por uma normativa do governo federal, o posto de saúde atende uma quantidade X de pessoas, que são previamente cadastradas na unidade. Infelizmente os moradores do condomínio Praia Grande, como é o caso de Jefferson, realmente não podem ser atendidos lá. Já os moradores do condomínio Catamarã, foram cadastrados e podem ser atendidos.

A prefeitura ainda esclareceu que os moradores que os moradores do condomínio Praia Grande, quadras A, B, C e D podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) Galba Mattos, que fica na Rua das Carolinas. Lá, é possível encontrar atendimentos especializados, como clínica geral, pediatria e ginecologia. Para procedimentos simples, como curativos e vacinas, além de retiradas de medicamentos, os moradores podem se dirigir à unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima.

Quanto à cobertura da Estratégia Saúde da Família, a Prefeitura esclarece que os moradores desta área estão sendo cadastrados para receberem a cobertura da Estratégia, com visitas de agentes de saúde e atendimento odontológico na unidade.

A Unidade de Saúde da Família do Catamarã, foi inaugurado em 24 de maio de 2013.

Catamarã unidade de saúde 2

Foto: Marcelo Ferreira