Até 2020, cerca de 30% do sistema de iluminação será substituído por LED. Além dos investimentos na pavimentação e na construção do centro em Dois Carneiros, Jaboatão também está recebendo requalificação em outras áreas. É o caso da iluminação da cidade. Em 2019, serão trocados 6 mil pontos de iluminação na cidade, que abarcarão mudanças em 500 vias. Em 2020, o mesmo percentual será contemplado, totalizando a troca de 12 mil pontos de luz em mil ruas.
Jaboatão dos Guararapes tem 43 mil pontos de iluminação atualmente. O trabalho iniciou em janeiro. Estão sendo contempladas nos investimentos as avenidas principais de acesso à cidade, com a Estrada da Batalha e a Avenida Ayrton Senna, além de vias que ficam em locais com alto índice de violência. Para fazer a troca, serão investidos cerca de 16 milhões por ano.
“Com a instalação da iluminação em LED, em detrimento das lâmpadas de vapor de sódio, vamos obter uma economia de 75% nos gastos nos pontos que fizermos a mudança. Se cumprirmos a meta, haverá um investimento mensal de R$ 150 mil”, afirmou o presidente da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume), Sidnei Aires.
De acordo com ele, cidades como Curitiba teriam apenas 10% da iluminação em LED. “Além do benefício da economia, há o com o meio ambiente, já que uma lâmpada LED dura cinco anos, enquanto a outra dura dois anos. Ela também não possui nenhum metal pesado na sua composição e demora menos para acender. Assim como tem um efeito direcional de luminosidade”, acrescentou o presidente da Emlume. Entre os bairros que serão contemplados, estão Prazeres, Jaboatão Velho e Centro.
Serão critério de seleção: locais com equipamentos públicos como escolas e postos de saúde, com grande fluxo de pessoas, alto índice de violência ou que estejam recebendo nova pavimentação. A população pode solicitar a troca de iluminação (que passará por triagem) pelos telefones (81) 3462.8046 e (81) 3462.8776, e pelo whatsapp (81) 99232.5280.

Fonte: Diário de Pernambuco