Pandemia, trânsito, falta de segurança: parlamentar aproveitou as obras do binário Avenidas Bernado Vieira de Melo e Presidente Kennedy/Castelo Branco para reinterar a solicitação

O mundo está flexibilizando a quarentena aos poucos, e naturalmente, o retorno do tráfego de pessoas se intensificam nos centros urbanos. Neste período de adaptação da rotina à pandemia, a bicicleta é apontada como um meio de transporte mais viável, por conta do medo de contágio ao novo coronavírus. A tendência é fugir dos transportes públicos e transformar a ciclomobilidade em uma realidade ainda mais presente.

Diante deste novo cenário, o vereador Marlus Costa teve uma ideia. Aproveitou as obras de implantação do binário entre as Avenidas Bernado Vieira de Melo e Presidente Kennedy/Presidente Castelo Branco, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, para solicitar à prefeitura do município, a implantação de uma ciclovia em toda essa extensão, beneficiando também o bairro de Barra de Jangada. O pedido que já tinha sido feito pelo parlamentar, mas que o reinterou na manhã desta terça-feira (30).

Esse pedido é algo recorrente das pessoas que transitam pelas vias. Além de limitar o contato físico, prevenindo e desacelerando a pandemia, andar de bicicleta ajuda na fluidez do trânsito com a redução de carros em circulação, diminui os índices de poluição e reforça os hábitos saudáveis à prática do exercício. Vantagens que foram apontadas no ofício encaminhado pelo parlamentar. A assistente administrativa Julianne Moura que utiliza o transporte de rodinhas para se locomover tanto para lazer, como para o trabalho, relatou sobre as condições de transitar por essa via movimentada e sobre a atitude do vereador Marlus Costa em fazer essa solicitação pelos cidadãos jaboatonenses.

“É tão bom saber que existem pessoas que prestam atenção na gente e entende que andar de bicicleta não é só para lazer. A gente precisa se deslocar pra tudo. Agora com esse tempo de coronavírus, aí já viu. Eu não tenho coragem de vir de ônibus e eu moro em Barra (de Jangada). O trânsito também é complicado. Já quase fui atropelada diversas vezes. Eu não conhecia esse vereador Marlus Costa. Ele tá fazendo o seu papel de maneira linda. Agradeça ele por mim e a todos que precisam dessa ciclovia. Espero que ele seja atendido e beneficie a gente”, pontuou Julianne.

MAIS BENEFÍCIOS

Os benefícios para a implantação de uma ciclovia não está apenas voltadas para opção de locomoção. A faixa especial para os ciclistas permite que eles se transportem em sua própria velocidade, sem a pressão de acompanhar o tráfego, como um fator de segurança. Essa faixa devidamente sinalizada também evita acidentes e obriga os ciclistas a movem-se no sentido do tráfego. O fator ecológico também está presente para quem quer andar de bike. Elas estimulam a solução sustentável para reduzir também a emissão de gases e o impacto ambiental.