Texto: Sabbahana Cavalcanti / Assessoria Marlus Costa

Transmissão pelo Instagram durou cerca de 1 hora. Vereador falou sobre sua atuação na Câmara de Vereadores do Jaboatão e bandeiras de seu mandato

Pela primeira vez, o vereador Marlus Costa participou de uma live mediada no perfil do comunicador Roberto Santos, na noite desta segunda-feira (13), na plataforma do Instagram. O bate papo ao vivo que começou pouco mais das 20h, e faz parte de uma iniciativa do Blog do Roberto Santos que entrevista pré-candidatos às eleições municipais deste ano. Quem não pôde acompanhar a live, poderá assistir a qualquer momento através deste link, clicando aqui !

FALANDO SOBRE O PROJETO MÃOS QUE FAZEM O BEM

Uma das pautas auges da conversa foi quando o vereador explicou um pouco mais sobre a sua atuação nas comunidades através do projeto Mãos que Fazem o Bem. Marlus fez questão de esclarecer aos internautas sobre o que é a iniciativa, como ela funciona e quem é o responsável pelas obras sociais.

Eu sempre tive a inquietação, a vontade de fazer mais e mais. E isso (esse sentimento) foi tão grande que eu comecei a estudar um pouco em como poderíamos fazer obras para ajudar a comunidade. E aí a gente estudou, planejou e executou o Mãos que Fazem o Bem, explicou o vereador que realiza essas pequenas obras desde 2018, e que batizou a iniciativa no ano passado, em 2019.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Outro ponto importante abordado durante esse bate papo foi sobre a responsabilidade das ações sociais, já que Marlus sempre é questionado sobre esse tema.

Você têm suas economias, eu tenho algumas minhas. Ao invés de fazer o que muitos fazem de comprar voto, (já que) têm muito politico canalha que trabalha dessa forma, eu prefiro ajudar (quem precisa). Então a gente envolve a comunidade, o vereador Marlus Costa e sua equipe, para realizar uma obra de pavimentação de dentro da comunidade, por exemplo. E daí me perguntam se isso não é papel da prefeitura? É papel da prefeitura, mas você acha que a prefeitura vai conseguir pavimentar 100 % das ruas que a gente pede? Impossível. Então fico nessa minha inquietação de agir“, pontuou o parlamentar.

APROXIMAÇÃO COM ANDERSON

Marlus ao lado do prefeito Anderson Ferreira, no início às obras
de pavimentação da rua Machados, Prazeres (2019)

Ainda sobre as ações comunitárias, Roberto aproveitou o ensejo sobre o projeto e perguntou à Marlus sobre o vereador sempre frisar essa união com o chefe do poder executivo do município. “Eu percebo que mesmo assim, você sempre tem feito referência ao prefeito”, disse.

Marlus logo em seguida respondeu. ” Lógico. A parceria tem que ser feita. Já aconteceu de eu estar em uma rua e a gente fazer a pavimentação e eu precisar das placas de concreto. Como eles têm o contrato com a empresa, fica mais fácil mandarem fazer essas placas. Isso querendo ou não é ajuda da prefeitura. Outra coisa, parceiro não é somente na hora do bom. Na hora do bom é parceiro e no ruim não é mais”, salientou.

AÇÕES COMO PARLAMENTAR

Ao longo da conversa, o vereador também teve a oportunidade de explanar sobre algumas das suas principais atividades legislativas na Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes e bandeiras levantadas em seu mandato. Marlus citou a lei n° 1.399/2019 de sua autoria, que vedou a cobrança da taxa por perda do cartão de estacionamentos, tal lei surtiu tanto efeito pelo abuso cometido pelos centros comerciais, que diante da repercussão, outros shoppings da capital pernambucana também retirou a cobrança.

Outro destaque foi a sua luta em defesa da vida e contra o aborto. Marlus é um parlamentar pró-vida, e com isso a lei 1.375 / 2018, também de sua autoria, Jaboatão instituiu no calendário oficial do município o Dia Municipal do Nascituro, celebrado no mês de outubro com várias atividades como a realização de palestras nas escolas, audiências públicas e solenidades em defesa do nosso bem maior que é a vida. Marlus também foi o primeiro parlamentar no estado de Pernambuco a manifestar uma moção de repúdio contra a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) promovida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que pedia a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

PRESENÇA DE PERSONALIDADES POLÍTICAS NA LIVE

Deputado André Ferreira parabenizando Marlus Costa ao vivo pelo Instagram

Durante a transmissão, algumas personalidades políticas apareceram na timeline dos comentários da live. O deputado federal André Ferreira (PSC), parabenizou Roberto Santos e Marlus Costa.