A Faculdade Guararapes, no bairro de Piedade, se tornou Centro Universitário. O credenciamento foi concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Com a mudança, Jaboatão dos Guararapes ganha seu primeiro Centro Universitário. Já o campus Boa Vista, no Recife, permanece como Faculdade dos Guararapes (FG). A denominação é dada apenas para as Instituições de Ensino Superior que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento e caracterizam-se pela excelência do ensino oferecido.

Na FG, o credenciamento foi resultado de um excelente trabalho, competente e criterioso da Instituição e reconhecido pela visita in loco, realizada pela comissão de avaliação de especialistas do MEC. O ótimo conceito obtido durante a visita serviu como base para o parecer final da Secretaria de Regulação da Educação Superior (Seres) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) do MEC, autorizando a transformação da FG em Centro Universitário.

Com a autonomia universitária, serão muitos os impactos positivos para os estudantes e para comunidade local. A partir de agora, como Centro Universitário, a FG pode incrementar a oferta de novos cursos e ampliar o número de vagas já existentes, de acordo com as demandas locais da sociedade. Adicionalmente, a FG também poderá expandir suas atividades de iniciação científica, extensão e ações comunitárias, beneficiando seus alunos e toda a comunidade da região onde atua, além de poder emitir e registrar os diplomas dos estudantes, agilizando o processo de graduação.

O credenciamento potencializa, ainda, o fortalecimento da marca FG, sustentada pelos pilares da praticidade, proximidade e pluralidade exercidos e percebidos pelos atores acadêmicos envolvidos, além de atestar ainda mais a qualidade do ensino da Instituição para seus alunos, tanto atuais quanto futuros.

O reitor do Centro Universitário será o professor Pierre Lucena, doutor em Administração pela PUC-Rio e atual diretor Acadêmico da FG. Segundo ele, o credenciamento aumenta a responsabilidade da instituição como promotora do desenvolvimento da nossa comunidade. “Temos três particularidades que foram fundamentais para esta conquista e serão essenciais para um futuro de contínuo crescimento. Primeiro, somos uma instituição cada vez mais prática, com aulas que possibilitam viver a rotina profissional. Segundo, priorizamos a proximidade com professores que se alinham e apoiam seus alunos durante e após sua jornada universitária. E terceiro, somos plural. É aqui onde as diferenças de ideias, opiniões, experiências e vivências são respeitadas e, mais do que isso, são valorizadas na formação dos estudantes”.

O credenciamento e a qualidade do novo Centro Universitário também são frutos de trabalho em equipe, inovação e investimento em infraestrutura para desenvolvimento dos futuros profissionais. No portfólio, a instituição oferece, atualmente, 44 cursos de graduação e 29 de pós-graduação nas mais diversas áreas, além do Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento – o único da área no Brasil e aprovado pela Capes – e Escola Técnica com 11 formações.

Cursos

Ao todo, estão sendo oferecidas, no novo centro universitário, vagas para 46 cursos nas áreas de negócios, saúde, educação, engenharia, direito, tecnologia e comunicação. Nas duas edições serão disponibilizadas 200 bolsas de estudo – entre totais e parciais, sendo 100 destinadas ao Centro e 100 a FG, no campus da Boa Vista, no Recife.
Os cursos com vagas disponíveis no novo centro universitário são: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão em Recursos Humanos, Logística, Marketing, Gastronomia, Gestão em Turismo, Direito, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Biomedicina, Farmácia, Serviço Social, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Segurança da Informação, Redes de Computadores, Gestão em Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Construção de Edifícios, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Jornalismo, Fotografia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Design Gráfico.