hospital-memorial-guararapes-4575685494313257

Os hospitais filantrópicos realizam, na próxima segunda-feira, uma mobilização nacional para chamar da necessidade da verba insuficiente para custeio e para o endividamento que teriam causado a suspensão de serviços ou fechamento de unidades de saúde. Em Jaboatão dos Guararapes, os hospitais Memorial Guararapes (HMG) e Memorial Jaboatão (HMJ) aderiram ao movimento.

Na próxima segunda-feira, representantes dos dois hospitais realizam abraço coletivo e panfletagem no prédio do HMG, na Avrnida Doutor Júlio Maranhão, Prazeres, com a participação de integrantes da Secretaria de Saúde do município. Os orgamizadores garantem que o atendimento à população será mantido.

Em Pernambuco a rede hospitalar filantrópica é composta por 24 instituições, detentora de mais de 3.000 leitos hospitalares. Emprega mais de 12.000 trabalhadores e é alternativa única para atendimento e assistência à saúde em alguns municípios.

Promovida pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS, a ação “Acesso à Saúde – Meu direito é um dever do governo” conta com a participação de 2.100 instituições do país – responsáveis por mais de 50% do total de atendimentos SUS do Brasil. Tal movimento das santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros tem por objetivo informar a população do quanto são mal remunerados pelos serviços que prestam ao SUS, e que, em razão disso, estes hospitais já acumulam uma dívida no montante atual de R$ 15 bilhões.

Fonte: Diário de Pernambuco