Laudo técnico do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) descarta a possibilidade do fórum de Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres, desabar. O documento reforça o relatório da Defesa Civil municipal que, após vistoriar o edifício, no último dia 11, encontrou problemas de manutenção em diversos pontos. Itep e Defesa Civil afirmam que o fórum necessita de melhorias nas instalações elétricas e hidrosanitárias e de impermebialização das fachadas e da coberta.

Para os peritos do Itep, a estrutura do edifício “apresenta solidez considerável”. Eles ressaltam que as fissuras encontradas nas lajes e nas direções das nervuras são indícios de sobrecarga e não comprometem a segurança do prédio. Os peritos não encontraram fissuras nas vigas e pilares, estruturas importantes para manter o fórum de pé.

Por precaução, no entanto, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou à Justiça, por ação cautelar, a interdição do fórum. O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Jaboatão dos Guararapes, Marcus Nonato Rabelo Torres, determinou que o TJPE se pronucie sobre o pedido do MPPE em até 72 horas após a notificação. O tribunal ainda não foi notificado.

Em nota à imprensa, o presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, afirmou que uma construtora já foi contratada para fazer a manutenção do fórum. As obras estão previstas para começar na próxima segunda-feira. Outra medida adotada, segundo a nota, foi a retirada de 25 toneladas de processos judiciais do prédio, o que reduz a sobrecarga no local.

Fonte: Pernambuco.com