Vereadores de Jaboatão

Tenho visto uma febre de vereadores de Jaboatão dos Guararapes com a mão na massa, isso mesmo que eu disse, com a mão na massa!

Vários vereadores estão buscando espaço junto a comunidades carentes de Jaboatão, visando principalmente a sua reeleição. Eles tiram o paletó e sapato, vestidos agora de bermuda e chinelo com a pá não mão, ajudam os moradores de comunidades carentes na mão de obra, invertendo de fato o papel de um legislador municipal. Digamos que são vereadores estilo “Newton Carneriano” de ser. Quem não lembra daquela figura pobre e velhinha com bolacha Cream Cracker no bolso e pá na mão, em um passado não muito distante?

Alguns desses trabalhos vem sendo realizado através de uma parceria do programa Comunidade que faz, onde a Prefeitura de Jaboatão dá o material necessário (cimento, areia, paralelepípedo), para a pavimentação de ruas e a comunidade entra com a mão de obra, que muitas vezes essa mão de obra é custeada pelo próprio vereador. É uma parceria onde o povo mais carente sai ganhando.

São ruas pequenas e vielas com até 200 m² que após a conclusão da obra, deixa os moradores daquele trecho super satisfeitos, pelo simples motivo, não vão mais por o pé na lama ao botar o pé fora de casa, embora as outras ruas da redondezas não tenham sido ainda saneadas.

Se o Governo Federal tem o Bolsa Família e muitos criticam como uma forma indireta de boca de urna, a gestão tucana jaboatanense tem o “Comunidade que Faz“, uma estratégia que tem mostrado resultados, onde muitos da classe média não vê e não sentem esses benefícios.

Vale salientar que os vereadores nos quais não preciso mencionar o nome, fazem serviço além do Comunidade que Faz, uns retiram lama de esgoto, outros viram pedreiros e ajudam o povo a construir casa, outros fazem pontes com recurso próprio. Essa é a cara do legislativo de Jaboatão. Será que não há uma inversão de papéis em nossa cidade?

Escrito por Marlus Costa.