Agente de transito Jabogatão

Acaba de chegar a informação que durante a mais tradicional festa religiosa de Jaboatão dos Guararapes, a gloriosa Festa de Santo Amaro, falta agentes de trânsito para controle e segurança dos fies.

A festa acontece desde o dia 06 de janeiro e vai até o dia 15 deste mês.

Os agentes são necessário para fazer o bloqueio das vias, dar segurança aos fieis durante as procissões, controlar o trânsito no local, entre outras atividades importantes em um grande evento como este na cidade.

Conversamos com Jessé Chagas , presidente do sindicato dos agentes de trânsito de Pernambuco SINDAT-PE e o mesmo informou que desde que foi criada a EMTT, (em 2000), nunca na história de Jaboatão, os agentes do município deixaram de receber o pagamentos adicionais pelos trabalhos realizados em festividades como essas.

“Em cima do evento, os agentes foram surpreendidos com a informação que este ano não teria recebimento adicional devido a crise financeira”, disse Jessé.

“Os agentes de trânsito que ainda estão indo trabalhar na festa são poucos, vão os que estão escalados na sua jornada normal de trabalho, quando dá o horário, eles largam. A festa conta hoje com algo em torno de 10% do efetivo que seria necessário”, concluiu o presidente do SINDAT-PE.

“As procissões não estão sendo acompanhadas nem protegidas pelos agentes. A população está em pânico, pois, as motos e carros não respeitam o cortejo, pondo em risco a integridade física dos fies”, contou um agente que preferiu não se identificar.

Jaboatão dos Guararapes, segunda maior cidade do estado de Pernambuco em população e a maior em área territorial, conta hoje com apenas 66 agentes de trânsito para dar suporte a toda cidade.

Sobre o concurso para agentes de trânsito de Jaboatão:

Segundo um dos concursados, após ganharem na justiça o direito da continuidade do concurso no dia 19 de dezembro, eles procuraram a prefeitura e foram informados que o procurador do município, Henrique Leite, já havia notificado a CONUPE/UPE, para dar continuidade ao processo, porém quando procuraram a CONUPE/UPE eles disseram que não receberam nenhuma notificação da prefeitura, então eles não sabem quem está falando a verdade.

Saiba mais em: Em Jaboatão, concursados vencem batalha judicial

Foto: Ilustrativa do site da prefeitura de Jaboatão.