chapeco_destaque

Com mais de três milênios de civilização a rica história do Egito aporta no Shopping Guararapes a partir do próximo dia 17 com o Museu do Egito Itinerante. O acervo de mais de 250 réplicas de importantes museus do mundo, feitas pelo artista plástico egípcio Essam Battal, conta com sarcófagos, estátuas de deuses e faraós, além de objetos funerários e joias que retratam a história do seu povo. A exposição será montada na quinta etapa do mall.

Com entradas a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), o museu será instalado em uma área de 200 m² do Shopping e ficará exposto por cerca de 60 dias, até 14 de junho. Com seu acervo de réplicas de museus como o do Cairo, Alexandria, Louvre, Luxor, Londres, Berlim e Vaticano, a exposição chega para mostrar aos pernambucanos a realidade egípcia, escondida por tantos anos em meio às ruínas.

De forma tecnológica e inovadora, Essam Battal dá vida aos seus objetos fazendo com que eles contem suas próprias histórias através de um espetáculo de som e luz. Assim, os visitantes podem mergulhar nos costumes, crenças e conhecer mais sobre os feitos arquitetônicos e artísticos do país.

Essam Ezzat Gouda Battal – Nascido no Egito, cidade de Sharkia, desde a infância demonstrou profunda inclinação para as artes plásticas. A partir dos 16 anos, direcionou seu talento artístico para criação de obras inspiradas na cultura do Antigo Egito e em 1989 concluiu sua graduação em artes plásticas, através da Universidade de Alfnon Algamela, no Cairo. Em 1992, formou-se em economia pela Universidade de Zakzec.

Com o objetivo de valorizar e divulgar a arte e a cultura do Egito Antigo, Essam começou a organizar exposições, inicialmente em seu país e posteriormente no exterior. Em 1996, realizou pela primeira vez no Brasil um ciclo de exposições. Esteve em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Florianópolis, Joinville, Belo Horizonte. Produziu réplicas perfeitas de peças famosas, como O Escriba, O Busto Inacabado de Nefertiti, A Múmia, A Pedra de Roseta, O Sarcófago de Tutancâmon, A Máscara de Tutancâmon e inúmeros objetos religiosos e de adorno.