O município de Jaboatão dos Guararapes terá a sua primeira estátua em homenagem a um artista local, a exemplo do que já ocorre em outras cidades do País. O homenageado será o músico Lula Côrtes, falecido no ano de 2011 e que ganhou reconhecimento internacional. A inauguração está marcada para às 15h deste sábado (11), na rua Aníbal Varejão, bairro de Candeias, em frente ao Mercado do Peixe, com apresentações musicais e culturais. A obra de 1,30 metro, de autoria do artista plástico Júnior Bola, será colocada sobre o banco do calçadão da orla. A estátua de Lula Côrtes foi produzida em concreto com o músico sentado e acompanhado do velho companheiro violão.

A ideia de homenagear Côrtes no mês que completa seis anos da sua morte, segundo o músico Jadson do Vale, o Bactéria, surgiu durante conversas com os integrantes do Coletivo D Responsa e o secretário executivo de Cultura, Esportes, Lazer e Juventude de Jaboatão, Jota Barretto. O grupo observou a necessidade de incentivar a cultura popular. Apesar de Lula Côrtes ter nascido no Recife, foi em Jaboatão que ele fixou residência.

Luiz Augusto Martins Côrtes, era o nome de batismo, mas Lula Côrtes deixou sua marca não só como cantor e compositor, deixou também na pintura e poesia. “Ele influenciou muitas gerações e precisava ser lembrado pela obra que produziu”, diz Bactéria. O músico nasceu em 9 de maio de 1949 e faleceu no dia 26 de março de 2011, vítima de câncer, aos 61 anos de idade.

Entre os principais parceiros que teve, destaque para Zé Ramalho, Alceu Valença e Robertinho do Recife. Foi Lula Côrtes o primeiro cantor brasileiro a lançar um disco independente no País, em 1973, fazendo dupla com o cartunista Lailson. O álbum Satwa foi relançado nos Estados Unidos, no ano 2000. A carreira internacional também rendeu lançamentos do álbum Paêbiru, com Zé Ramalho, em1975. O disco foi lançado na Alemanha (2005) e na Inglaterra (2008). Outro disco lançado nos EUA foi Rosa de Sangue, em 2009.

O secretário Jota Barretto ressaltou a importância de se colocar essa estátua de Lula Côrtes em Jaboatão, para que os próprios moradores e os turistas conheçam a riqueza cultural do município. “Os artistas se uniram nesse projeto e a Prefeitura do Jaboatão se empenhou para levá-lo adiante. Nosso objetivo é homenagear outros nomes do nosso município que se consagraram na cultura. Temos que nos orgulhar muito dessas pessoas e garantir que essa memória seja perpetuada para as futuras gerações”, disse Barretto.

PROGRAMAÇÃO

A inauguração da estátua de Lula Côrtes será durante o evento cultural “Um salve para Lula Côrtes, na peixaria Lula Côrtes”, na orla de Candeias, neste sábado, a partir das 15h. Mas desde o meio-dia começa a concentração. O descerramento da obra está marcado para as 17h. Um palco será montado no local, onde se apresentarão várias bandas, grupos culturais e cantores, a exemplo de Cannibal-Devotos, Planeta máfia Roger de Renor e Oustrajam.