Elias-Gomes-PSDB

Em uma avaliação que fizemos do atual quadro dos postulantes a prefeito de Jaboatão em 2016, chegamos a conclusão que a escolha do sucessor de Elias Gomes dependerá muito da gestão do governador Paulo Câmara, ou seja, a avaliação geral do seu primeiro ano de governo.

Elias (PSDB), governa Jaboatão com uma pequena participação do PSB, desde o início de sua segunda gestão em 2013, quando Elias deu a vice para os socialistas.

Recentemente o prefeito deu a secretaria de Desenvolvimento da Cidade para o vice-prefeito Heraldo Selva, para fortalece-lo em uma possível disputa eleitoral. Elias escolherá Heraldo Selva como seu sucessor, caso a avaliação do governo estadual esteja positiva, ou seja, se realmente Paulo Câmara conseguir dar continuidade ao tanto falado, legado de Eduardo.

A escolha de Heraldo, em comum acordo com o governador, detona de vez os sonhos do pré-candidato a prefeito de Jaboatão, João Fernando Coutinho, que também só sai candidato, com o apoio de Paulo Câmara. Vale lembrar que o grupo de João, não bate com o grupo de Elias.

Caso o governador tenha uma avaliação negativa em seu primeiro ano de governo, a alternativa seria uma candidatura própria do grupo, cujo nome mais cotado, seria a secretária Conceição Nascimento que recentemente também foi fortalecida com a super secretaria municipal que comanda outras 10 secretarias executivas (A Secretaria de Mobilização e Desenvolvimento Social de Jaboatão, comanda as secretarias executivas de Educação, Saúde, Assistência Social, Mulher, Idoso, Esportes, Cultura, Direitos Humanos e Juventude, além de Mobilização e Administração Regional).

Das duas alternativas, a mais provável é que Elias não queira tentar duelar contra um candidato do governo do estado e os candidatos nanicos de Jaboatão, isso seria um grande risco, até porque o grupo de Elias também estará muito dedicado na eleição de Betinho Gomes para prefeito do Cabo de Santo Agostinho em 2016, e eles virão com sede de vingança da derrota sofrida para o socialista, Vado da Farmácia em 2012.

Pré-candidatura anunciada

Ontem o PROS, esteve na câmara de Jaboatão dos Guararapes e as informações que chegaram ao nosso blog é que policial militar e agora deputado estadual Joel Maurino do Carmo, 37 anos, mais conhecido como Joel da Harpa, seria agora pré-candidato a prefeito de Jaboatão.

Joel tentou duas vezes ser vereador de Jaboatão, mas não foi eleito. Em 2014 liderou a maior greve dos policiais militares de Pernambuco e isso fez com que o PM fosse eleito com 19.794 votos.