É possível pedir o Cadastro de Pessoa Física pela Internet, sem sair de casa

Tirar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) online é uma alternativa durante
a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus. Um documento essencial principalmente para solicitação do auxílio emergencial, dentre outros serviços. A emissão do CPF é realizada mediante o preenchimento de um formulário no site da Receita Federal, totalmente gratuito e que funciona 24h por dia, inclusive nos sábados, dominos e feriados.

Desde 2012 já é possível tirar o CPF gratuitamente pela Internet, mediante o preenchimento de um formulário disponível no site da Receita Federal. No entanto, esta opção possui algumas regras e somente os cidadãos com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos poderiam solicitar o cadastro de pessoa física online. Com as regras de distanciamento social, o Ministério da Economia flexibilizou o regulamento e, agora, qualquer pessoa pode fazer o pedido remotamente. No entanto, esse pedido não é feito pelo mesmo formulário. A seguir, confira o passo a passo em como solicitar o seu CPF online.

COMO TIRAR O CPF ONLINE PELO FORMULÁRIO DA RECEITA FEDERAL

1) Acesse a página inicial da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br)
e clique na opção “Serviços” no menu principal;

2) Na página de serviços, clique na opção “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil”, localizada na coluna “Serviços em destaque”;

3) Na página de inscrição, clique na opção “Online”, localizada na coluna “Onde” ao lado de “Situação”;

4) Preencha o formulário com as informações pedidas e clique em “Enviar”. Após essa tela, você será direcionado para uma página que já apresentará seu número de CPF;

COMO TIRAR CPF ONLINE POR E-MAIL

Se o seu caso não se adequa às regras para inscrição pelo formulário online,
é possível solicitar o CPF por e-mail. A solução é temporária e tem validade
até o dia 29 de maio. A medida foi tomada pela Receita Federal para evitar que os cidadãos saíssem de casa no período de distanciamento social necessário para conter a pandemia de coronavírus.

O e-mail deve ser enviado para o estado de sua jurisdição e conter os seguintes documentos anexados:

  1. Documento de identificação atualizado digitalizado
  2. Título de eleitor (facultativo)
  3. Comprovante de endereço (facultativo, mas será preciso informar o endereço completo no corpo do e-mail)
  4. Protocolo de atendimento fornecido pelo Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet (facultativo)
  5. Foto de rosto (selfie) segurando o documento de identidade aberto (frente e verso) com número e foto do documento legíveis.
    É importante ressaltar que nos casos de inscrição de crianças, a selfie precisa ser de um de seus responsáveis legais.

Para saber para qual endereço de e-mail a solicitação deve ser enviada, é necessário localizar o estado de sua jurisdição na lista abaixo:

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) – atendimentorfb.01@rfb.gov.br
2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) – atendimentorfb.02@rfb.gov.br
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) – atendimentorfb.03@rfb.gov.br
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) – atendimentorfb.04@rfb.gov.br
5ª Região Fiscal (BA e SE) – atendimentorfb.05@rfb.gov.br
6ª Região Fiscal (MG) – atendimentorfb.06@rfb.gov.br
7ª Região Fiscal (ES e RJ) – atendimentorfb.07@rfb.gov.br
8ª Região Fiscal (SP) – atendimentorfb.08@rfb.gov.br
9ª Região Fiscal (PR e SC) – atendimentorfb.09@rfb.gov.br

Vale lembrar que a Receita Federal não emite mais o cartão de CPF. Outros documentos, como RG e carteira de motorista, apresentam o número do mesmo e são suficientes para a comprovação. Você também pode emitir um comprovante da sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas pelo site da Receita Federal

(servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp).