Com as chuvas que ocorreram na Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (26/06), vários bairros de Jaboatão dos Guararapes registraram ocorrências relacionadas às precipitações. Visando intensificar a assistência aos desabrigados e desalojados, o secretariado do município se reuniu no final desta tarde, na Secretaria de Governo, em Piedade, para definir as estratégias que serão usadas para atender às demandas da população. Entre as medidas tomadas estão a abertura de três abrigos e plantão das equipes de defesa civil e prontidão das Regionais.

Segundo a secretária de Governo, Conceição Nascimento, toda a gestão está mobilizada com o intuito de prestar assistência às famílias afetadas pela chuva. “Em todo o município temos pontos de apoio, que primeiro são as Regionais, que estão abertas e à disposição da população para qualquer pedido de apoio e a Defesa Civil, que está nas ruas atuando nas áreas de risco e em plantão 24 horas. Além disso, estamos com a assistência social distribuindo cestas básicas, colchões, e dando todo o apoio necessário, retirando também as famílias que estão em situação de risco e levando-as para abrigos, e equipes da saúde prestando atendimentos.”, explicou.

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas, equipes estarão de plantão para atender a população e ressaltou o 0800 281 2099, que serve como canal  para solicitar a visita do órgão. Até as 17h, foram registradas 145 ocorrências, entre alagamentos, reposição de lonas, deslizamentos de barreiras e quedas de árvores. Até agora, houve uma pessoa levemente ferida, na Regional 2, Cavaleiro, 4 pessoas desabrigadas e 145 estão desalojadas. As famílias foram distribuídas entre abrigos e casas de parentes.